quinta-feira, 28 de abril de 2011

QUEM JOGA LIXO NA RUA VÊ A SUJEIRA APARECER NA CHUVA

Lixo e lama se acumulam no Maracanã. Foto André Coelho
Nos períodos de chuva em Aracaju, presenciamos as ruas do centro e dos bairros alagadas. Falam os especialistas que Aracaju está a baixo do nível do mar. E que por isso quando chove por muitas horas na nossa capital as ruas tendem a alagar. 

Se os amigos leitores percorrerem as ruas de Aracaju, irão ver que a população tem uma parcela enorme de responsabilidade quando as ruas ficam alagadas. Digo isso devido, os lixos que são jogados indevidamente em vias públicas que acaba entupindo bueiros, atrapalhando a drenagem, contribuindo com as ruas alagadas.

A EMSURB tem trabalhado de forma eficiente na regularidade da coleta de lixo em Aracaju. Os caminhões de lixos e os bravos garis, passam nas ruas da cidade recolhendo o lixo. Mas infelizmente, se o caminhão já tiver passado, a população ao invés de recolher o lixo para dentro de casa e descartar no dia seguinte, correm para jogar o lixo nas praças, canais, e até na casa dos próprios vizinhos. Vemos também que a população não tem preocupação no acondicionamento do lixo e muitas das vezes as sacolas utilizadas se rasgam e espalham o lixo por toda a rua.

Outra coisa que é comum acontecer nos finais da tarde são os lojistas depositarem amon­toa­dos de lixo em fren­te às lojas. De­pen­den­do da hora que você passa pelo cen­tro não dá nem para tra­fe­gar em fren­te às lojas, por causa das sa­co­las e cai­xas de lixo que eles co­lo­cam do lado de fora das suas lojas. Era para exis­tir uma lei que pu­nis­se esses lo­jis­tas. Eles tiram o lixo de den­tro das lojas deles e co­lo­cam no meio da rua, o que acaba pre­ju­di­can­do toda a população.

Parece bobagem, mas  outro pro­ble­ma que eu detecto são os pan­fle­tos de pro­pa­gan­da dis­tri­buí­dos nas es­qui­nas das ruas. "As lojas contratam pessoas para entregar material de propaganda: nos calçadões, nas ruas, e sinais de trânsito. A po­pu­la­ção muito mau edu­ca­da, re­ce­be e joga. Se você pas­sar nos locais que citei no final da tarde vai ver que as ruas es­ta­rão cheias des­ses pa­péis de pro­pa­gan­da. 

Precisamos fazer uma campanha publicitária e educativa no sentido de orientar e educar a sociedade e os lojistas da necessidade de manter a cidade limpa. Essa participação da população e dos lojistas terá uma importância muito grande. Isso porque, quando a chuva chega arrasta o lixo para os bueiros e as bocas de lobo que ficam entupidas e não dão vazão a água. Conseqüentemente a água acumula e provoca alagações nas ruas. É preciso que todos tenham essa consciência e façam sua parte. 

Por fim, seria importante que os moradores dos bairros de Aracaju e os lojistas do centro e das comunidades, percebessem que os “abastados” que moram em prédios da 13 de julho e do Jardins e os lojistas do Shopping, não sofrem esses transtornos com a chuva. Então, vamos cuidar de nós mesmos. E passemos a ser mais conscientes com a questão do lixo.


Nenhum comentário: