segunda-feira, 4 de abril de 2011

O SILÊNCIO DO CONTRAN

Amigos e leitores, espero que essa informação ajude você e o maior número de amigos motoristas. Foi criada uma lei, no mesmo período que foi criada a lei seca, que só poderá ser renovada a carteira de motorista no prazo de no máximo 30 dias após seu vencimento. Vocês sabiam?.

Pois é amigos leitores, depois deste prazo, a carteira será cancelada automaticamente e os amigos motoristas serão obrigados a prestar todos os exames de novo. Se liga; psicotécnico, legislação de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira.

Depois da criação da lei deveria ter sido divulgado à nível nacional para que os motoristas pudessem tomar conhecimento das alterações. Como parece que a intenção era outra, cerca 3.000 pessoas apenas na cidade de São Paulo perderam suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames.

Por isso, sugiro aos amigos e leitores que fiquem atentos quanto ao vencimento de sua Carteira. Fiz uma rápida pesquisa e o valor médio para se tirar outra carteira de motorista ficaria por volta de R$ 1.200,00. E se o cabra for bom e passar de primeira terá sua nova carteira dentro de 2 a 3 meses. Imaginem como ficaria os amigos, motoristas de táxi, ónibus, transporte escolar.

Além disso, pesquisei no Diário Oficial da União e verifiquei resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que altera as regras para quem vai tirar a carteira de motorista. Dentre as mudanças aprovadas está a carga horária do curso teórico que vai passar de 30 h para 45 horas aula e a do prático que vai passar de 15 h para 20 horas aula. Já sabem quem ganha com isso né?

Outra informação que não foi divulgada para a sociedade e que já é norma do CONTRAN. O extintor de incêndio do seu carro tem de estar fora do plástico que acompanha a embalagem. Tire a embalagem plástica e deixe o acesso ao extintor livre. Caso algum policial rodoviário, estadual ou federal parar o seu carro e verificar que o extintor está protegido pelo saco plástico ele vai te multar e você além de pagar R$ 127,50 perderá 5 pontos na sua carteira

Para finalizar,  informo que essas alterações estão vigorando desde 1 de janeiro de 2011.

Nenhum comentário: