quinta-feira, 12 de maio de 2011

SOMOS TODOS IMPORTANTES

As vezes as pessoas se acham melhores ou mais importantes que outras, por terem mais formação educacional ou profissional. Particularmente, não concordo com isso. Será que uma pessoa que tem o 3º grau é mais importante ou melhor que uma pessoa que tem o 2º grau ou um curso técnico, ou não tendo muita escolaridade? Será que uma pessoa que tem uma posição profissional melhor que outra pessoa mais simples se torna melhor. Será que devemos julgar e ser julgados por esses critérios?

Acredito que todas profissões são importantes para a sociedade. Senão vejamos: O médico cuida da saúde da população, o marceneiro faz o móvel que nos dá conforto em nossas casas, o motorista nós conduz aos lugares que desejamos, o garçom serve-nos em lanchonetes, a empregada doméstica é a nossa aliada nos afazeres domésticos, o professor educa nossos filhos, o pedreiro ergue muro e constrói casas, o gari deixa a nossa cidade limpa. Enfim, é nas diversidades de empregos que temos uma cidade funcionando na sua plenitude. Imaginem se todos fossemos ou tivéssemos a mesma formação educacional e profissional. 

Quem seria o faxineiro numa empresa?, quem seria o ajudante?. Sempre teremos pessoas mais bem situadas profissionalmente e pessoas com mais formação intelectual. É essa diversidade que se tem o equilíbrio em nossa sociedade.

Cada trabalhador, em seu campo de ação, pode se considerar honrado pelo bem que possa produzir. A profissão mais nobre é aquela que temos, e seremos dignos dela se fizermos a mesma com dedicação e honestidade. Claro que podemos evoluir ao longo do tempo de profissão, trocar se não é bem aquilo que queremos, mas o que importa é sermos éticos, realizar as atividades que nos são propostas, dar o nosso melhor. Cada um terá sua profissão e cada profissão tem seu grau de importância perante a sociedade.


Nenhum comentário: