terça-feira, 24 de maio de 2011

CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE

A população brasileira deve refletir sobre o comportamento ético das nossas autoridades (política, jurídica e executiva). Não devemos calar contra esses “abutres de colarinho branco” que fazem uso de dinheiro, recursos e de cargos públicos em benefício próprio, para enriquecer ilicitamente. Estou cansado de ouvir essa expressão “O Brasil é o país da corrupção e da impunidade”.

Apesar da atuação dos Ministérios Públicos e Receita Federal, forte aliadas da sociedade, temos conhecimento dos nomes dos envolvidos em atos de corrupção e desvio de verbas públicas. No final, sempre ficamos com o gostinho que o “crime compensa” para esses abutres. Não é a toa que eles são sempre julgados por seus pares. Você acredita que sendo julgado por “abutres” iguais a eles alguém irá para a cadeia?

Enquanto a sociedade não consegue por um fim na corrupção que reina no Brasil e no mundo, temos de conviver com a desigualdade que assola algumas regiões do nosso país. Algumas dessas regiões com um alto índice de mortalidade infantil, desemprego, falta de moradia, falta de acesso escolar. Ou seja, algumas regiões têm IDH muito superior que outras. 

 Se no Brasil, não houvesse todos os desvios de recursos públicos que correm para o ralo da corrupção, com certeza teríamos recursos suficientes para sermos um Brasil melhor. Mais justo e igual. Mas como ser um país melhor? Se os abutres de colarinho branco, desviam os recursos para tais investimentos.

 Não podemos “relaxar e gozar” enquanto os bandidos de cargos eleitorais continuam soltos e sem ao menos, devolver o que nos roubaram. Como podemos relaxar sem ver as prisões dos envolvidos nas mais variadas operações da Policia Federal e Ministério Publico, salvos sempre por habeas-corpus. Como podemos, relaxar vendo sempre políticos saindo com cueca cheia com dinheiro público, com barracos caindo em período de chuva, com a violência no trânsito, com pessoas passando fome, muitas sem casas para morar, com pessoas morrendo em hospitais, com uma policia despreparada e violenta, com as drogas matando nossos jovens, com os idosos sem o mínimo de respeito e por fim com o preconceito contra os homossexuais. Confesso, não tenho tesão para “relaxar e gozar”

É preciso que os abutres de colarinho branco sejam extirpados da nossa sociedade. Refiro-me a políticos (presidente, ministros, governadores, prefeitos, vereadores, deputados e senadores), a justiça (ministros, conselheiros) a empresários, a servidores públicos de todas as esferas. Enfim, o dinheiro público deve ser aplicado e gasto com honestidade, voltado unicamente para o bem comum.



Nenhum comentário: