quarta-feira, 4 de maio de 2011

DIFERENÇA DE POUPAR R$ 100,00 E DEVER R$ 100,00


  Quem de nós, nunca pensou em depositar todos os meses uma quantia na poupança. Quantas vezes ouvi de minha mãe Ivanete e de minha esposa Kênia. Elcinho, você tem de ter uma reserva na poupança para alguma necessidade. Sempre achei que as duas estavam certas.  Mas me incomodava saber que se eu colocasse alguma quantia na poupança com 0,5% de acréscimo sobre o que eu depositei não me ajudaria em nada. Para ficar mais fácil a compreensão darei um exemplo para que os amigos leitores tenham uma ideia do que acabei de falar.
Imaginemos que eu tivesse depositado R$ 100,00 reais na poupança, no dia 1 de Julho de 1994. Data de lançamento do real e o inicio da estabilidade econômica. Depois desses anos todos os R$100, reais na poupança sem que eu tivesse sacado, teria sabe quanto???????? R$ 374,00
É isso mesmo amigos, depois de 17 anos eu teria um rendimento de R$ 374,00. Agora vejam a diferença: Se eu ou vocês, tivéssemos utilizado os R$ 100,00 reais do cheque especial, sabe quanto estaríamos devendo no banco????????
Se sentem amigos, vou dizer agora: estaríamos devendo para o banco a bagatela de R$ 139.259,00 reais. Ou seja, com os rendimentos da minha poupança daria para comprar um pneu de um carro. Enquanto que, com a dívida com o cheque especial o banco com os juros pagos por mim, compraria 09 carros populares.
Agora fica mais fácil de entender porque o Bradesco teve um lucro de quase R$ 2.000.000.000,00 (dois bilhões) somente no 1 semestre.
Espero que minha mãe e minha esposa leia essa postagem. Acredito que não pedirão para eu depositar os meus suados R$ 100,00 na poupança.

Nenhum comentário: