terça-feira, 17 de maio de 2011

CONJUNTIVITE VIRAL TOME ALGUNS CUIDADOS

As autoridades na área de saúde pública não comentam. Mas acredito que estamos tendo uma epidemia de conjuntivite em nosso Estado. É comum você entrar em ônibus, feiras, supermercados, bancos e repartições públicas e ver pessoas de lenços e óculos escuros.

Não precisa ser médico para saber que os casos que acabo de citar é de uma conjuntivite viral. Engraçado que quando passamos por pessoas com suspeita de estar ou até mesmo que estão com conjuntivite, procuramos logo fechar os olhos e tem até pessoas que prendem a respiração.

Conversando com amigos que trabalha em postos de saúde, fui informado que podemos tratar da conjuntivite em casa ou em posto de saúde. Vou repassar para os amigos as formas de se prevenir da conjuntivite: Bem os sintomas da doença todos nós sabemos: olhos vermelhos, lacrimejamento, aquela sensação horrível que nossos olhos estão cheios de areia, a conhecida “remela” e irritação à luz.

Já que sabemos os sintomas vamos conhecer agora algumas dicas para se prevenir da conjuntivite:
- lavar as mãos e o rosto com freqüência com água e sabão;
- evitar coçar os olhos;
- usar lençóis, travesseiros e toalhas individualmente;
- evitar usar maquiagem, copo, toalha, travesseiro de quem está com conjuntivite

Se você, com todos esses cuidados pegou a conjuntivite, aconselho que procure um posto de saúde e evite se auto medicar.

Nenhum comentário: