terça-feira, 3 de maio de 2011

ENFARTE EM HOMENS E MULHERES


Final de semana faleceu um amigo de trabalho. Enfarto fulminante. Não sei se por medo, ou curiosidade, fui no nosso amigo e professor eletrônico "o google", e dei uma lida sobre o assunto. Em casos de enfarto em homens, os sintomas podem ser sentidos como: dor intensa no peito, suor frio, e desmaios. Então amigo, fique esperto, se você sentir esses sintomas procurem um cardiologista.

Mas o que me prendeu mais a atenção, foi ataques cardíacos em mulheres. No homem ele sente muita dor no peito nas mulheres os sintomas são diferentes. Vou tentar com metáforas explicar o enfarto na mulher. Valeu?

Começa como se ela tivesse comido um sanduiche tipo do "Max" nas pressas, engolindo praticamente sem mastigar. Ou seja o primeiro sintoma é uma sensação de indigestão mas sem estar com a barriga cheia. Digestão com o estômago vazio. Entendeu?

Depois dessa sensação inicial, a mulher sente dores na coluna vertebral, costelas, que sobe a garganta até alcançar o queixo. Muitas das vezes, as mulheres sentem alguns desses ou todos esses sintomas e vai se deitar, na certeza que o desconforto passará. Em muitos casos por falta de conhecimento elas vêem a obíto. Por isso, vou passar algumas dicas para que vocês amigos e leitores se informem e passem para as mulheres da sua família ou suas amiga e vizinhas. Não tenham medo vou passar as dicas que busquei na leitura que fiz.KKK

1. Dizem que muito mais mulheres que homens morrem em seu primeiro (e
último) ataque cardíaco porque não identificam os sintomas e/ou os confundem com os de uma indigestão. CHAMEM a AMBULÂNCIA, se sentem que seu corpo experimenta algo estranho. Cada um conhece o estado natural (normal) de seu corpo. Mais vale uma 'falsa emergência' do que não atrever-se a chamar e perder a vida...

2. Notem que disse 'chamem os Paramédicos/Ambulância'. AMIGAS, o tempo é importante, e as informações precisas também.

3. Não acreditem que não possam sofrer um ataque cardíaco porque seu colesterol é normal ou 'nunca tiveram problemas cardíacos'.

Espero, que venhamos a informar para salvar vidas. Some-se e abrace essa ideia. Divulgue tá.

Nenhum comentário: