sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

RELEMBRAR É SEMPRE BOM

Amigo Gilvan Melo

Interessante as coisas que acontecem nas nossas vidas e não sabemos explicar. Por não sermos evoluídos espiritualmente ou simplesmente por não sabermos mesmo. Estava em casa, conversando com meu irmão Edson Júnior, e como em todas as conversas de militantes políticos, falávamos de política nacional, estadual e municipal. Em um determinado momento do nosso bate papo, movido por um sentimento saudosista, passamos a  relembrar o inicio da nossa filiação partidária, do movimento sindical e de vários e valorosos companheiros que tivemos o prazer de conviver e de militar juntos.

Na minha memória veio forte a imagem de Gilvan Melo. Recordei quando eu militei no SINDIMINA (Sindicato dos Mineiros). Gilvan Melo, era funcionário e líder sindical da Petrobrás, junto com Alan, Edson e outros companheiros. Me lembro também, que  vários sindicatos dividiam a mesma sede (casa rosada). As discussões travadas no meio sindical era acalorada, muitas das vezes radical, em alguns pontos utópicas e algumas até irracional. Mas estávamos todos juntos, éramos combativos, unidos e a luta de uma categoria era a luta de todos os sindicatos. Nas greves gerais, nas greves de categorias, todos nos uníamos num único objetivo: melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e construir um governo democrático e popular. Muitos anos se passaram e muitos dos objetivos foram alcançados.

Em 1986, eu estava iniciando no movimento sindical e tive a oportunidade de debater em vários momentos com Gilvan Melo. Companheiro de discurso forte, hábil negociador, líder nato e um general na estratégia de greve. Ao mesmo tempo, um companheiro, generoso, solidário e leal. Tive o prazer, enquanto líder sindical, de me somar a Edson Júnior e a um exército de companheiros voluntários na campanha de Gilvan. Com todos os atributos acima citados não foi difícil o companheiro se eleger. Foi um grande parlamentar do PT, mas infelizmente por questões que não sabemos explicar nem entender se afastou do PT. Depois de muitos anos de distância, jamais, de amizade, tive o prazer de falar com Gilvan por telefone. Iremos nos encontrar depois de carnaval e com certeza iremos colocar o papo em dias.

Fica a minha eterna amizade a todos os companheiros que convivi no movimento sindical e que convivo em todos os momentos da minha vida

Um comentário:

Adriano de Melo disse...

Elcinho, meu nome eh Adriano de Melo. Sou filho de Gilvan Melo. Hoje estou com 33 anos e ha 7 moro na Nova Zelandia.

Acabo de ler a sua linda carta a meu pai!

Companheiro Elcinho, eu literal e sinceramente naum tenho vocabulos suficentes para poder expressar a minha gratidao, a minha emocao e o quanto isso me tocou a alma, cara!

Que N. Senhor Jesus e N. Mae Sagrada, Maria Santissima, o abencoem e a sua familia, com muita paz, muita saude e muitas alegrias, hoje e por todo o Sempre!

Voce ganhou mais um admirador!

Um grande abraco vermelho, meu novo amigo!


Adriano de Melo
(Filho orgulhoso de Gilvan Melo)