segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

2012 SERÁ O 1º TURNO DA ELEIÇÃO DE 2014


Existem alguns nomes de políticos que a imprensa coloca como possíveis pré-candidatos para governador em 2014: Zé Eduardo Dutra (PT), Jackson Barreto (PMDB), Valadares (PSB), Amorim (PSC), João Alves(DEM), além de candidatos do PSTU, PCB. Em todas as campanhas eleitorais os partidos discutem a formalização de uma coligação para apoiar determinado candidato.
Na última eleição para governo o PT fez aliança vitoriosa  com dezenas de partidos. Sabemos as dificuldades de liderar um bloco com vários partidos. Alguns de cunho ideológico próximo do PT, outros fisiológicos e outros, apenas legendas utilizadas para aumentar o horário de propaganda eleitoral e com isso barganhar cargos na futura administração.  
Um candidato depois de eleito não governa sozinho ou com o seu partido. Vemos, sempre governos de coalizão, onde as negociações, as barganhas e as insatisfações dos partidos que não foram contemplados com cargos é muito grande. Os Amorins, comandam sete partidos e com certeza será uma força muito grande para as próximas eleições. Para seu grupo as negociações serão menos traumáticas do que para outros partidos que querem lançar candidatos. Pois, já comandam um número expressivo de partidos que não precisarão barganhar para compor uma possível chapa majoritária.
É impossível prevê o que acontecerá nas eleições de 2014,  sem o resultado das urnas em 2012. Os partidos que compõe a coligação já se movimentam para ter candidatos para prefeito. Os oposicionistas DEM, PP, PPS já discutem nomes para disputar a eleição nos grandes municípios, incluindo Aracaju e grande Aracaju. Nenhum político fala em eleição, nem para prefeito e muito menos para governador. Mas é notório que todos já estão com as pedras no tabuleiro. Estão se articulando, movendo suas pedras, fortalecendo seus partidos, criando outros partidos e brigando por espaços.
Não se enganem:  A eleição de 2012 será o primeiro turno da eleição de 2014


Nenhum comentário: