quinta-feira, 31 de março de 2011

TAL PAI, TAL FILHO


As palavras tem a força de elevar o nosso espírito e a nossa percepção em relação as pessoas. Estou de férias e aproveitando para atualizar meu blog, ler os comentários gentís do meu irmão Edson Júnior e dos amigos Ricardo Assis, Diego e Adriano Melo. Gostaria de agradecer do fundo do meu coração os comentários do amigo Adriano Melo, filho do meu eterno amigo Gilvan Melo.

Caro Adriano, não tive o prazer de conviver por muitos anos com o meu pai, Edson Bonfim de Santana. Eu, era muito pequeno quando do seu falecimento. Ele, igualmente o seu pai, trabalhava na Petrobrás em regime de turno. Ou seja, quando eu estava acordado ele estava dormindo e quando eu estava dormindo ele estava acordado.

 Com 33 anos de idade, Deus, o chamou (meu pai). Acredito que a missão dele aqui na terra tenha sido concluída e ele foi chamado para um plano superior. O plano da paz, da harmonia, da sinceridade, da honestidade, do respeito e do amor as pessoas, da solidariedade com os mais humildes. Enfim, o plano de DEUS.

Como vivemos em planos diferentes, acredito que aqui na terra temos de ter esses valores na nossa formação, aplicando-os no nosso dia-a-dia. São esses valores que meu pai gostaria que eu tivesse aqui na terra e são esses valores que busco incansávelmente. Amigo Adriano, sei que você está na Nova Zelândia, mas posso dar o meu testemunho do grande homem que seu pai é e dos valores que ele tem. Realmente, pode se orgulhar do seu pai tanto quanto me orgulho do meu. Somos felizes por sermos filhos de homens tão dignos né?.kk

Torço amigo por você e que em breve possa estar com as pessoas que realmente te ama e nunca farão nada para colocar esse amor em dúvida. Sua familia. Abraços e fique com DEUS. Estaremos torcendo pelo seu sucesso.

REPELENTE CASEIRO DE PESCADOR



Estamos em período de chuvas e com elas nosso grande inimigo: o mosquito da dengue. Recebi um e-mail de um amigo, passando-me uma fórmula de um repelente barato, cheiroso e eficaz. Estou repassando aos amigos, por entender tratar-se de uma solução fácil para um problema que vem se arrastando e adoecendo tantas pessoas.

Repito, esse repelente é caseiro, os ingredientes são de grande disponibilidade, fácil de preparar em casa, é de agradável aroma e muito econômico. Os amigos pescadores conhecem bem esse repelente, pois, usam quando estão em atividade pesqueira.

FAÇA O REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA:
1/2 litro de álcool;-
1 pacote de cravo da Índia (10 gr);-
1 vidro de óleo de nenê (100ml);

Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, de manhã e de tarde;
Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera).
Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo. O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais.

O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação. A comunidade toda tem de usar, como num mutirão. Não forneça sangue para o aedes aegypti!

RADARES E OS FALSOS PROFETAS !




O debate sobre o contrato dos pardais é o assunto mais ouvido hoje nos programas  matutinos de rádios. Tem radialistas que cumprem seu papel de informar a sociedade sobre determinados assuntos. Existem "outros" radialistas que de forma sensacionalista e visando claramente as eleições de 2012 e 2014, exploram essa discussão com outro viés e interesse. A minha opinião é que devemos ter instrumentos de fiscalização e punição aos motoristas infratores.

São eles "os infratores" que causam os acidentes e muitas das vezes as mortes no trânsito. Todos sabemos que alguns motoristas são infratores contumazes e que qualquer tipo de campanha educativa não irá fazê-los respeitar o trânsito. Acredito que, as empresas que instalaram os equipamentos eletrônicos, erraram propositadamente, quando colocaram radares em lugares sem visibilidade para os  motoristas, com o objetivo claro de pegar o infrator.

Concordo também, que mesmo que não tenha no código de trânsito a obrigatoriedade da colocação das placas de sinalização, seria uma atitude correta da SMTT colocar as placas de advertências nos locais dos pardais.

Concordo também, que os contratos com as empresas citadas em denuncias, devem ser cancelados para que não pairem dúvidas na sociedade sobre a lisura da contratação. Acho que não devemos politizar a discussão com a visão meramente politico-eleitoral.

A sociedade deve exigir a lisura em qualquer contratação de empresas que prestem serviços na administração pública. Mas o povo, não pode ser utilizado como massa de manobra para políticos com a visão exclusivamente nas eleições municipais. Peço que o povo tenha cuidado com os falsos profetas e os falsos defensores da sociedade.

quarta-feira, 30 de março de 2011

ANISTIA AOS TRABALHADORES DA EX-PETROMISA

O ministro José Eduardo Cardozo ressaltou a importância da indenização e anistia às vítimas da ditadura. "Estamos cumprindo um dever histórico, temos que arcar com os erros do passado. A anistia significa isso. O Estado de Direito tem que cumprir as regras atuais, mas sem esquecer o passado. A anistia não pode sofrer acusações de ser um gasto público desnecessário ou um ato ilegal ou imoral".

A anistia dos ex-trabalhadores da Petrmosia É DIFERENTE. Não ameaçamos a estabilidade do Estado de Direito, não sequestramos, não assaltamos, não fizemos vítimas em atentados terrorista a bomba. Enfim, não cometemos nenhum ilicito. Somos vitímas do governo neoliberal de Collor.

Se a classificação servisse para estender os mesmos privilégios a nós, trabalhadores da ex-Petrmosia, vitimas do Estado que, ávido por fazer uma reforma administrativa que contemplasse um falso discurso de "caçador de marajás", gerou um cenário de caos político, grave recessão econômica, confisco de poupança, torturando milhares de famílias com o sofrimento do desemprego.

Muitos trabalhadores da Petromisa garantiram esse retorno através de processo trabalhista, tendo assegurado os direitos previstos na Consttuição. Os companheiros da extinta Petromisa, aguardam com ansiedade e esperança a finalização desse processo de anistia iniciado por LULA e garantido pela Presidenta Dilma.

Esperamos o resultado das oitivas realizadas em nosso Estado, na sede da OAB. Todas as provas materiais e testemunhais encontram-se na CEI - Comissão Especial Interministerial. O tempo não é um aliado dos trabalhadores que ao longo dessa luta já morreram e adoeçeram, aguardando o direito a retornar aos seus empregos e ter sua dignidade restabelecida.

MORRE UM HÉROI

 
Todos nós brasileiros e brasileiras sabíamos que isso ia acontecer, mas não queríamos aceitar. Mas infelizmente aconteceu. Morreu o ex-vice Presidente da República José Alencar. A causa da sua morte foi a falência multipla dos órgãos, em decorrência de câncer . Nesses últimos anos vimos uma luta incansável e ao mesmo tempo desigual.

 De um lado um guerreiro lutando e querendo viver para servir à sua patria e do outro lado o câncer e seus nódulos que não paravam de se multiplicar. Mesmo com várias cirurgias, viagens ao exterior, novas drogas e tratamentos, o nosso vice presidente, já cansado de tantas cirurgias e quimioterapias foi vencido pelo câncer.
O nosso José Alencar impressionou a todos quando ele disse numa entrevista " estou preparado para morrer". Toda as pessoas que converso, familia, amigos, estudantes, trabalhadores, políticos,tinham muita admiração e torciam para o restabelecimento da saúde de nosso José Alencar. Sua luta final contra essa terrível doença sensibilizou e aumentou a nossa admiração.

Confesso amigos, poucas vezes na minha vida vi um homem com tamanha serenidade e dignidade. Devemos a ele nosso respeito e o Brasil deve-lhe todas as honras de um Chefe de Estado.
 

terça-feira, 22 de março de 2011

MITOMANIA E AS ELEIÇÕES


Estava lendo um artigo sobre a mitomania (mentira obsessivo-compulsiva). Ao ler o texto imaginei duas situações bem distintas, mas ao mesmo tempo bem real. Todos nós conhecemos um "mitomaníaco" em nossas relações pessoais, profissionais e até mesmo familiar. Normalmente o mitomaníaco (mentiroso) , vive em função de sua mentira, vive interpretando um papel diferente daquilo que ele é. Deve ser difícil para o mitomaníaco a sua vida cotiadiana, pois, para evitar que sua mentira seja descoberta, ele cria uma série de situações, de estórias para sustentar suas mentiras todos os dias, todas as horas do dia. Confesso que conheço um amigo que sofre dessa doença e sei da dificuldade que ele tem para manter a mesma estória ou a mesma mentira.

Para as pessoas que tem mitomania (mentiroso) a mentira é a sua verdade. As coisas que elas inventam são as mais complicadas possíveis, tipo: já morei em Paris , Londres, Itália, e descrevem perfeitamente esses lugares como se já estivessem mesmo morado lá, ou ainda a preferida deles: eu era muito rico, estudei nos melhores colégios, mas meu pai perdeu tudo e agora ficamos pobres, tinha uma casa enorme com 8 quartos. Tem casos que o mitomaníaco (mentiroso) é tão convincente que em alguns casos passamos a acreditar nas suas mentiras.

Em período eleitoral a sociedade tem de conviver com vários candidatos que sofrem dessa doença eleitoral a " mitomania-eleitoral" (mentira eleitoral). Alguns candidatos para ter o apoio da sociedade passam a criar estórias, prometer coisas que dificilmente poderá ser cumpridas, prometem empregos, casas, que vai resolver todos os problemas da comunidade. Enfim, sabemos que é tudo mentira, eles só querem nossos votos. Compram as consciências das pessoas com dinheiro. Em 2012, iremos ter a oportunidade de ver muitos desses "mitomaníacos eleitorais", na televisão,em comícios, nas praças públicas, no sinais entregando seus santinhos etc. O tratamento para os casos da "mitomania" (mentira compulsiva) é o tratamento psiquiátrico com acompanhamento psicoterapêutico.

Nos casos de "mitomania-eleitoral" (mentira eleitoral), é simples. Não se iluda com falsas promessas, aceite o que o mentiroso for te dar, mas não vote nele. Converse com amigos e familiares sobre os candidatos, valorize seu voto. Na maioria das vezes o bom candidato está bem próximo de você e nem sempre tem capital financeiro para investir em sua candidatura. Mas tem compromisso com os verdadeiros anseios da sociedade. Pense nisso!

segunda-feira, 21 de março de 2011

DICAS PARA ABASTECER SEU VEÍCULO

Amigos blogueiros, leiam com atenção essas dicas para abastecer os seus veiculos.Espero que lhes sejam uteis.

*1º Dica

Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa.
Todos os postos de combustíveis têm seus tanques debaixo da terra.
Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor;
O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se.
Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.

*2º Dica:

Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta.
Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro.
Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz.
Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação.
Isso faz com que, os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.

*3º Dica:

Encher o tanque antes que este baixe da metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo.
O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa.

*4º Dica:

Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.
Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo,  ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento.
Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito,  isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo.
Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo. 

Sigam essas dicas e boa sorte.

DIA INTERNACIONAL DA SINDROME DE DOWN

 A Síndrome de Down é um acontecimento genético natural e universal. Isso quer dizer que a síndrome não é resultado da ação ou do descuido de mães ou pais, como muitos pensam. E nem é uma doença. Ela é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bebê (ainda feto). Só para você ter uma idéia, de cada 700 bebês que nascem, "um" tem Síndrome de Down. Por isso, qualquer mulher, independente da raça ou classe social pode ter um bebê Down. Até hoje, a ciência ainda não descobriu os motivos que provocam essa alteração genética, portanto não há como evitar.
Genética 
O Adão empurrando a Cida no balancinhoVocê já deve ter ouvido falar que todas as características de uma pessoa - a cor da pele, dos olhos, o tipo e cor dos cabelos, a altura e tudo mais – são herdados (transmitidas) dos pais, certo? Como? Por meio dos genes. São os genes, presentes nos cromossomos, que carregam tudo o que somos. Cromossomos são pedacinhos do núcleo das células que contém as características que cada um de nós herda do pai e da mãe.
Mas mesmo sabendo que existem semelhanças entre as pessoas com Down, não há exames que determinem, no nascimento, como a pessoa (criança, depois adolescente e adulto) vai evoluir durante a sua vida.  Mas hoje, com as descobertas da medicina, sabe-se que para a criança down desenvolver todo seu potencial é importante que, desde cedo, seja amada e estimulada pelos pais, irmãos e profissionais habilitados.
A alteração genética das crianças com Down faz com que todas elas sejam muito parecidas e tenham as seguintes características:
1 - hipotonia (flacidez muscular, o bebê é mais molinho);
2 - comprometimento intelectual (a pessoa aprende mais devagar);
3 - aparência física (uma das características físicas são os olhinhos puxados).
Aceitar as diferenças
Atualmente, a Síndrome de Down é mais conhecida, o que permite mais qualidade de vida, melhores chances e desenvolvimento para os portadores. Mas, infelizmente, esse avanço ainda não foi suficiente para acabar com um dos principais obstáculos que as pessoas com Down enfrentam: o preconceito.

O fim da exclusão
Joana Mocarzel - atriz down
Já houve várias novelas e filmes que mostraram que os portadores da síndrome podem ter uma vida normal, embora necessitem de cuidados. Há alguns anos, a novela "Páginas da Vida" mostrou a menina Clara, uma criança com Síndrome de Down. Até alguns anos atrás, poucos sabiam que quem possui a síndrome é capaz de trabalhar e até de atuar como fez a atriz mirim Joana Mocarzel, que representou a Clara.
Sabia que existem ações para diminuir a exclusão social da pessoa com Down? Confira quais são:
- a transmissão das informações corretas sobre o que é a síndrome;
- o convívio social;
- a garantia de espaço para participar de programas voltados ao lazer, à recreação, ao turismo e à cultura;
- capacitação de profissionais de Recursos Humanos para avaliar adequadamente pessoas com Síndrome de Down, entre outras.

A data
O dia 21 de março foi escolhido pela associação "Down Syndrome International" para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down em referência ao erro genético que a provoca. Todo mundo tem 23 pares de cromossomos. Quem tem Down tem três cromossomos no par de número 21 (daí a data 21/03).
Fonte: Instituto Meta Social

sexta-feira, 4 de março de 2011

DICAS PARA UM CARNAVAL DE PAZ


Durante o carnaval em Sergipe, milhares de foliões estarão nas ruas e praias para brincar o carnaval.  Para um carnaval de paz e muita alegria, o folião sergipano não pode se descuidar do item “segurança”. 
A aglomeração de pessoas somada ao consumo de bebidas alcoólicas, facilita a ocorrências de furtos, assaltos e outros atos de violência. Algumas dicas para nós foliões: - não ir para a folia com objetos de valor, leve apenas o documento de identidade- leve uma mini agenda com numero do telefone do SAMU, delegacias e hospitais; procure sempre  andar em grupos e evite locais desertos, principalmente as mulheres; os foliões que irão aos locais de carnaval de pé ou de ônibus procure sempre andar em grupo e sempre atento; se o folião for de carro cuidado com a bebida e os assaltos, não estacione os carros em locais isolados ou sem iluminação, é melhor pagar um estacionamento; se não quiser correr nenhum risco o melhor é dividir um taxi com os amigos; procure identificar seus filhos com pulseiras, endereço e números de telefone; em caso de tumulto e briga procure sempre se afastar do local; evite deixar crianças menores de 12 anos com pessoas de idade sozinhas em casa.
Bem blogueiros, seguindo essas dicas e sempre que sair de casa pedir a proteção do nosso DEUS, acredito que teremos todos, um bom carnaval. Bom carnaval para todos.

quinta-feira, 3 de março de 2011

LIGUE 0800 56 56 58

A man screaming on the phone Stock Photo - 2731440

A OI/velox, com medo de perder seus clientes resolveu baixar os preços da internet banda larga. O interessante é que essa promoção só é validada se o cliente tiver a paciência de ficar horas e horas no celular para solicitar a diminuição do valor pago mensalmente.
O absurdo é que a sua conta não é alterada e sim a velocidade da sua internet. Exemplo: se você paga R$ 84,00 para ter uma velocidade de 600Kb a operadora aumentará para 2MB, mas o valor pago será o mesmo. Ou seja, você pagará  R$ 84,00 e terá 2MB de velocidade na sua internet.
 É importante que todos nós clientes da OI/velox liguemos para a operadora e reivindiquemos tal promoção. Se a operadora OI/velox fosse comprometida com a qualidade dos serviços prestados e tivesse respeito aos seus clientes não precisaria que os clientes passassem horas no telefone para ter direito a promoção.
Ela faria as alterações automaticamente. Mas como notoriamente ela não tem. Sugiro que o Ministério Público, interceda em favor dos consumidores sergipanos. Liguem para 0800 56 56 58 e solicitem a redução do valor pago pela OI/Velox


HOSPITAL DO CÂNCER DE ARACAJU

Existe a necessidade da construção de um Hospital do Câncer no nosso Estado. Para que essa demanda seja atendida pelo Governador do Estado, algumas etapas devem ser cumpridas.1- Elaboração do projeto arquitetônico do que seria o hospital do câncer; 2-Captação dos recursos;  3- licitação da obra; 4- Fiscalização e acompanhamento da construção do hospital do câncer  5- Por fim, a liberação do hospital para o povo de Aracaju . Nos últimos dias alguns programas radiofônicos e muitos políticos tentam politizar essa discussão.

Em alguns casos, tentam colocar em lados opostos , pessoas aliadas (Déda e Amorim). Insistem em disputar a paternidade da construção do hospital. Ora, a construção de um hospital é da competência do chefe do executivo. A sociedade já está informada pelo governo do estado, que já tem o projeto para a construção do hospital do câncer. Que dos R$ 100 milhões necessários para a construção do hospital do câncer, o Governo do Estado já tem R$ 50 milhões captados pela bancada federal. O Governo do Estado e a bancada sergipana devem se mobilizar para captar os R$ 50 milhões restantes.
Não é saudável para a população o desvio de foco e a intenção de transformar uma ação favorável à construção desse hospital numa disputa mesquinha de quem é o pai da criança. A sociedade não pode permitir que  maus políticos e maus jornalistas transformem uma ação solidária numa ação de disputa política.